"Um homem precisa viajar.
Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv.
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu.
Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto.
Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância
que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser;
que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos,
e simplesmente ir ver." Almyr Klink



domingo, 22 de novembro de 2009

Rota Romântica na Alemanha


Paissagens cênicas, estradas sem controle de velocidade, cidades que parecem paradas no tempo e no final um surpreendente castelo construido por um delírio do rei Ludwig que trouxe ainda mais encanto a paissagem já existe: esse é o estado da Bavária na Alemanha: Willkommen !

A rota romântica ou Romantische Straße percorre 370 kilometros margeando cidades que parecem feudos medievais, perfeitas com suas casas muito bem cuidadas e uma simpátia de um povo acolhedor. O inicio da Rota é a cidade de Würzburg e vai até Füssen onde fica o surpreendente castelo de Neuschwanstein & Hohenschwangau (fácil de pronunciar, né?). No final você vai até Munique a capital da Bavária aproveitar e celebrar no melhor estilo alemão: brindando com imensas canecas de chopps na cervejaria mais tradicional e antiga do país.

No meu roteiro comecei a viagem no moderno aeroporto de Frankfurt e segui já de carro até a linda cidade de Hildelberg às margens do Rio Neckar, cidade universitária cheia de turistas pelas ruas e no alto as ruínas mais fotografadas da Alemanha: o Castelo de Heidelberg. Pelas casinhas ao lado do rio e as belas constrções você já começa a enteder o que lhe esperar durante o iníco da sua viagem. De Hildelberg segui direto para a medieval e e surprendente cidade de Rothenburg ob the Tauber passando pela cidade de Würzburg para marcar o incio da Rota Romântica.
Rothenburg é o tipo de cidade que você entra literalmente abrindo o portão do feudo medieval para pedir passagem na história da encantadora cidade. Inclua como uma parada para dormir no excelente hotel Historik Gotisches Haus (Herrngasse 13, Rothenburg ob der Tauber) e não deixe de fazer o Nightwatchman Tour que se incia as 8 pm com um guia local vestido a carater com uma lamparina na mão percorrendo a pé as estreitas ruas da cidade.


De Rothenburg a próxima parada foi a cidade de Füssen já perto da fronteira Austríaca - mas ao longo do caminho tem piquinique - são apenas 250 km de estradas e que estradas, com pinheiros, lagos, vistas deslumbrantes e varios pontos com mesinhas para fazer um delicioso lanche, portanto não deixe de levar sua toalha xadrez e compre queijinhos tipicos, salsichas, vinho para ir fazendo deliciosas pausas em sua rota. Füssen é a cidade onde o rei Ludwig ergueu o famoso Schloss Neuschwanstein - inspiração para o castelo da Ciderela de Walt Disney, a subida para o castelo pode ser feita em uma charrete puxada por cavalos...um lugar mágico e de uma paisagem inacreditável. Viva Ludwig !!! http://www.neuschwanstein.de/

Saindo de Füssen no outro dia e margeando a subida para os alpes na fronteira da Alemanha com a Áustria você irá encontrar encantadora cidade de desportos de inverno Garmisch-Partenkirchen - Alta Baviera - caraterizada pelas lindas pinturas que modelam a frente das casas e o onde fica o Zugspitze - é o ponto mais alto da Alemanha com 2 962 m altitude. Situa-se sobre a fronteira com a Áustria mas o cume é na Alemanha - onde além de esquiar pode-se apreciar a vista totalmente nevada na maior parte do ano e sua subida cheia de pinheiros.
Na cidade de Garmish encontra-se um dos melhores e mais tradicionais restaurantes de comida Alemã anexo a um pequeno e charmoso hotel que vale muito a estadia, é o restaurante da simpática Barbara - Gasthof Fraundorfer, Garmisch-Partenkirchen - certeza de comer bem a tradicional comida alemã da Baviera e dormir até em quartos temáticos...muito bom ...o meu era tema olimpiadas de inverno e tinha até podium !!! http://www.gasthof-fraundorfer.de/.

Para terminar terminar em grande estilo e brindando nada como a bela cidade de Munique ou München capital do estado da Baviera onde celebra-se a famosa Oktoberfest , cidade sede da BMW, que possui museus bem preservados como o Alte Pinakothek (Antiga Pinacoteca) é dos importantes museus da Alemanha , o Palacio Nymphenburg ou Schloss Nymphenburg -palácio barroco que serviu de residência de verão aos governantes da Baviera. E a tradicional e imperdível comemoração e um brinde a essa viagem é na Hofbräuhaus am Platzl mais famosa cervejaria do mundo.

Seu menu caracteriza os pratos típicos da Baviera, como joelho de porco e vários tipos de salsichas como a Weisswurst - salsicha branca. O tipo de cerveja mais tradicional é a Hells, servido em um caneco ou melhor jarra conhecido como Mass, é servida junto com uma cerveja de trigo e vinho, a música tipica toca o tempo todo animando os litros e litros de cerveja. Um brinde a Baviera, saúde! ...einen Toast auf Bayern, Gesundheit!























Nenhum comentário:

Postar um comentário