"Um homem precisa viajar.
Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv.
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu.
Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto.
Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância
que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser;
que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos,
e simplesmente ir ver." Almyr Klink



sábado, 8 de novembro de 2014

Firenze, Florence , Florença... Itália

Como é bom conhecer uma cidade nova !!! Florença é daquelas cidades mágicas que você encontra pelo mundo. Cheia de surpresas a cada esquina, de uma luz e um por do sol especial que cobre a cidade de cor alaranjada ao cair da tarde, faz brilhar os olhos e encantar a todos os turistas e especialmente aqueles que querem viver a cidade plenamente.
 
Porta de entrada da Toscana, cidade berço da cultura renascentista e dos mecenas das artes, cidade que encanta os amantes da arquitetura, da boa cozinha italiana , vinhos , presuntos , panines, gelatos...
 
Vou tentar resumir um pouco o que fiz em 3 dias em Florença, pouco tempo para uma cidade que vive a séculos sendo descoberta, e que tive a sensação de querer viver lá muito mais que vivi.
 
 
O ponto principal e destino inicial de tudo é o Duomo di Firenze, a catedral que começou a ser construída em 1296 e se faz presente pela sua grandiosidade em toda a cidade. Junto com a Piazza dela Signoria bem próximo deve ser seu ponto de chegar admirar e dizer - estou em Florença !!
 
Nesse primeiro dia vale caminhar, descobrir e se perder pelo centrinho da cidade, ver os detalhes das igrejas, dos seus palácios das esculturas em plena Piazza Dela Signoria. Andar e procurar a margem do Rio Arno ate a ponte Vecchio, conhecida como ponte do Ouro devido a totalidade de lojas de jóias presentes.
  
Logo ao lado na margem direita do Rio tem o Hotel Continentale, suba no elevador ate o 6 andar e você tem acesso ao Lounge Bar La Terraza, super cool,  chegue perto de 17 horas e peça seu cocktail - de preferência um Spritz - e curta seu primeiro sunset em Florença.
 
 
A noite você pode escolher um restaurante para jantar perto do seu hotel e depois caminhar pela cidade. Uma dica de restaurante que achei excelente foi o La Giostra, excelente cozinha , eles oferecem um mix de anti´pastos típicos da Toscana . Borgo Pinti,12R.
 
 
Em Florença quanto em outras capitais há uma opção de Tour que achei bem descolada e diferente desses passeios turísticos convencionais. É o Free Walking Tour, eles tem um local de ponte de encontro que é em frente a igreja de Santa Maria Novella , e de lá o grupo sai andando pela cidade com explicação sobre a historia, monumentos, lojas. Ao final você não tem que pagar um preço fixo apenas uma gorjeta de acordo com o que você achou. Achei muito interessante e bastante enriquecedor as informações. Acesse www.florencefreetour.com  
 
Nesse dia vá comer um Panini com uma taca de vinho na calcada no Antico Vincio, considerado o melhor panini de Florença. Fica na Via de Neri, 65, você logo ver a fila e as pessoas sentadas na calçada comendo e bebendo.
 
Depois e sempre não esqueça de tomar seu Gelato italiano , os melhores que achei foi da Grom que fica perto do Duomo Via del Campanile, 2  e da Gelateria de Neri , na via de Neri, 26 mesma rua onde tem o famoso Panini.


Reserve dias para museus , Florença como berço do Renascimento tem museus lotados de obras de arte com os mestres do Renascimento - Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto...
Compre antecipado seus tickets pela internet e retire la pois as filas são imensas para comprar na hora, assim você ganha tempo. www.b-ticket.com  
Não deixe de ir na Galleria degli Uffizi e Galleria dell´Accademia ( onde está o original do David de Michelangelo )
 
Outra dia e não perca o sunset , dessa vez na Piazzale Michelangelo lá no alto com a vista espetacular da cidade, das pontes, do rio, do Duomo.... de Firenze !!!!  Há também a opção de subir o Duomo e seus mais de 400 degraus...
 
Atravessando a ponte na margem esquerda a cidade tem o espetacular Pallazo Pitti, antiga residência dos Medici e seus jardins também aberto a visitação. Termina sendo um lado mais calmo da cidade com deliciosos restaurantes como o Cammillo Trattoria  (Borgo Sant Jacopo, 57R)  e um ponto agitado da cidade e bem descolado com bares para tomar um vinho no final da noite é em frente a Piazza Santo Espirito, tem o Volume e o Pop Café. 
 
Outra opção de programação muito interessante são os museus da Gucci e museu Ferragamo.  Mostra a arte de fazer sapatos e bolsas que hoje são hit fashion em todo o mundo.
 
Não deixe de entrar no clima local das 19 até as 21h todos os bares tem a hora do Appetizes, habito local, pare em algum lugar que achar agradável para tomar um drink que custa em media 8,00 Euros e se sirva a vontade dos petiscos, presuntos, paninis, queijos e azeitonas que eles colocam no balcão para acompanhar seu drink !!!  
 
Dica - baixe o aplicativo CityMaps2Go no Iphone e faca o download do mapa da cidade que funciona off line e fica ótimo para se localizar nas cidades e encontrar seus destinos.